quinta-feira, 9 de abril de 2009

Determinação

A determinação é o que nos faz seguir em frente, sempre. Nossa mente tem que estar preenchida com esta determinação, de que iremos conseguir, de que somos capazes, de que nada nos fará desistir. Uma vontade inabalável e uma cofiança em sua própria capacidade. Existe uma história antiga no Japão que conta sobre um casal de namorados. A jovem fora atacada por um tigre e ficou gravemente ferida. Por mais que o namorado se esforçasse para curá-la, os ferimentos foram muito graves e ela acabou morrendo. Tomado por um sentimento de vingança, vindo do mais profundo de seus sentimentos, pelo que o tigre havia feito à ele e à sua namorada, resolveu caçá-lo e matá-lo. Todos os dias, entrava na mata com seu arco e flecha, em busca do tigre. Um dia, viu em meio às árvores um vulto que tinha a forma de um tigre adormecido, de longe pôde ter certeza que era o tigre que havia assassinado sua namorada. Armou então seu arco, mirou-o com toda certeza de que iria matá-lo e então atirou a flecha. A flecha perfurou o corpo do tigre e rapidamente o jovem correu em direção ao tigre morto, para constatar que a sua vingança havia sido cumprida. Para espanto do jovem porém, no lugar do corpo do tigre, havia uma rocha que, com as sombras das árvores formavam listas parecidas com as do tigre.
A história logo se espalhou pelo povoado e arredores, sobre o jovem forte que conseguia perfurar uma rocha com seu arco e flecha. Mas, por mais que tentasse, não mais conseguiu repetir a façanha, pois sempre pensava em cravar a flecha na rocha. Quando pensara que a rocha era o tigre, a determinação de vingar sua amada era tanta, que até mesmo uma rocha pôde ser perfurada pela sua flecha. Esta história deu origem a um ditado japonês: "Uma vontade forte pode furar uma pedra"
Um budoka tem que ter determinação, seja no máximo de seu esforço ou em um uma atividade corriqueira, uma vontade e convicção incrivelmente forte e uma crença de que irá conseguir, assim nascerá uma força poderosa de dentro, sem explicação, apenas aparecerá. Pois sem determinação e sem esta vontade, todo esforço será inútil ou em vão.

Trace seus objetivos e com determinação alcance-os!!!!!

Oss

齋藤 明

Leia Mais…

domingo, 5 de abril de 2009

Mo Ippon

Ontem, dia 04 de Abril, estava na Praça da Liberdade, onde aconteceu o 43º HANA MATSURI - Festa das Flores, que comemora o nascimento do Buda Xaquiamuni. Uma grande Festa, promovida pelo Templo Soto Zenshu e com a ajuda da ACAL, onde faço parte como Diretor de Eventos Culturais. Todos os presentes receberam flores, puderam tomar chá, participar da cerimônia de banhar a estátua do Buda e acompanhar o cortejo do elefante branco pelas ruas do bairro da Liberdade. Hoje, dia 05 estive em Ibiuna, onde a Seicho-No-Ie promoveu também um grande encontro no Templo Hoozo, a 53º Festividade para agradecer nossos antepassados que reuniu cerca de vinte e cinco mil pessoas. E o que estes eventos tem em comum com o Budo, é exatamente o propósito de elevação espiritual e sentimento de igualdade que todos nós procuramos. E isto me fez lembrar de quando eu treinava com meu Sensei no Japão e que ele me contava da importância do treinamento "Mo Ippon". Quando buscamos elevar o espírito, esbarramos em algo chamado corpo. As nossas limitações físicas nos impedem de buscar conceitos mais profundos e descobrir os limites do espírito. Por isso treinamos nossos corpos à exaustão, para que, ao chegarmos no limite do físico, aquele "Mo Ippon" (mais um) será o verdadeiro, o de espírito. Mas meu Sensei dizia algo mais profundo que consigo entender agora. Ele dizia que ao atingirmos um limite físico e contarmos, aquele mais um serviria também como uma forma de ego, pois se conseguíssemos fazer por exemplo, duzentas repetições mais um e seu companheiro conseguísse apenas cento e cinquenta mais um, isto proporcionaria uma diferença e poderia causar uma elevação do ego e que no caso, seria prejudicial à nossa busca. Por isso meu Sensei dizia que a única coisa que importava neste caso era a contagem do "Mo Ippon" (mais um) independente de quantas repetições tinha feito antes, assim todos no final seriam iguais, todos alcançando o Mo Ippon.....
Palavras sábias Sensei Konomoto Takashi !!!!!!

Oss

Leia Mais…