quinta-feira, 19 de julho de 2012

Falsos Mestres

Olá a todos, passado o Festival do Japão estou de volta, evento que me ocupa demais de março a julho todos os anos, já que como sabem sou o coordenador do Palco Cultural e de Esportes e tento levar ao público as mais diversas atrações, diversificando entre o tradicional e o moderno, o antigo e o novo, sempre com um toque de inovação e mais uma vez graças ao empenho e trabalho de todos, o Festival foi um grande sucesso!!!!! 

Pelas tradições japonesas, é falta de etiqueta e posso dizer que é até mal visto, uma pessoa se apresentar ou assinar, colocando seu cargo ou título ou qualquer outra coisa antes de seu nome. Por exemplo: "Sensei" fulano de tal ou "Shihan" fulano de tal. Você simplesmente diz seu nome ou assina só seu nome. Isto é a mais pura forma de demonstrar a falta de humildade e a vontade de auto afirmação. Uma das características marcantes de um verdadeiro mestre é a sua humildade e sua simplicidade. Isso ele demonstra com seus atos e não com palavras, por isso um grande Mestre não faz propaganda de si mesmo, não diz que ele é isso ou aquilo, na verdade ele não diz nada. Porque ele está demonstrando com exemplos e não com palavras o que é humildade. Hoje com a internet e com as redes sociais, vejo diversos pseudos Mestres e Senseis querendo passar suas lições de moral ou seus conhecimentos (ou falta dele), aí fazem um ato que jugam importante, que pode demonstrar humildade ou compaixão ou algo parecido e mais do que rápido publicam em seus perfis, para que todos saibam como sua humildade é enorme. Desconfiem deste pseudos "Mestres".

Um verdadeiro Mestre aprende, aprende muito antes de querer ensinar, esta é a regra básica. Um Mestre faz e demonstra com exemplos e não com palavras. Um Mestre se mantém no caminho prático sempre e não o abandona com a desculpa da idade. Um Mestre entende o sistema hierárquico e antes de saber mandar, aprendeu a obedecer (sunao). Um Mestre teve também um Mestre, e foi este que o nomeou. Um Mestre é sempre fiel ao caminho correto e não ao conveniente. Um Mestre não necessita noticiar suas façanhas, seu compromisso moral é consigo mesmo. 

Qualquer que seja a Arte Marcial que siga os preceitos do Budo (Caminho Marcial) é de origem japonesa, portanto um Sensei deve ter conhecimento não apenas na parte técnica, mas também na parte filosófica, isto indica que deve se ter conhecimento na cultura, nos costumes e claro na língua japonesa. Um Mestre não possui apenas o conhecimento nestes conceitos, mas também a vivência dentro desta cultura e destes costumes. Por isso não se deixe enganar por estes falsos Mestres, com palavras, com teorias, com histórias do passado. Um Mestre não fala de si mesmo como Mestre e na grande maioria do tempo ele nem se parece com um, não pelo menos do jeito que o ocidental imagina. 

Falsos Mestres, com certeza você já ouviu falar de um.......

Leia Mais…