segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FUNDAÇÃO NIPPON BUDOKAN NO BRASIL

Neste final de semana entre os dias 06, 07, 08 e 09 de novembro, pudemos presenciar uma das mais belas e podemos dizer uma das mais proveitosas apresentações das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, realizadas em São Paulo. Foi um final de semana repleto de seminários, palestras, demonstrações e também da participação do público em geral, com destaque para participação das crianças. Um final de semana nada menos do que com a delegação da Nippon Budokan (o Santuário das Artes Marciais Japonesas) em um total de 76 pessoas entre atletas e renomados Mestres de doze modalidades diferentes de Artes Marciais Japonesas. A Nippon Budokan foi fundada em 1964 e objetiva a formação física, educacional e espiritual do povo, principalmente dos jovens através da prática da arte marcial.
Pude presenciar em todas as oportunidades em que estive em contato com os mestres (desde a coletiva de imprensa na quinta-feira dia 06) que a grande preocupação era não apenas demonstrar as refinadas técnicas de cada modalidade, mas sim, expandir os conceitos filosóficos do Budo (caminho marcial) como forma de educação, tanto no âmbito físico, como no espiritual e moral.
Na sexta-feira no auditório do Bunkyo pude acompanhar o Seminário de Budo, que teve a abertura com o Chefe da Deleção e Presidente da Nippon Budokan o Sr. Matsunaga Hikaru, dando seqüencia o Sr. Fuminori Nakiri Presidente da Nippon Budo Gakkai (entidade de pesquisa científica de budo) e o palestrante Katsuhiko Kashiwazaki, professor da Kokusai Budo Daigaku (Faculdade Internacional de Budo). Posso dizer que foi imensamente proveitoso, pois infelizmente não possuímos material didático e científico suficiente no Brasil e no contexto filosófico foi extremamente gratificante a explanação e explicação do palestrante sobre o tema.
No sábado houve um seminário de Karate no Clube Espéria, através do Presidente da Confederação Brasileira de Karate, Sr. Edgar Ferraz e da Federação Paulista de Karate, Sr. Pedro Hidekasu Oshiro com os Mestres dos estilos:
- Goju-ryu – Masataka Muramatsu – 8º Dan (chefe da delegação de karate) e Shigenori Sato – 7º Dan
- Shito-ryu – Tsuyoshi Kondo – 8º Dan e Kenishiro Nagatomo – 7º Dan
- Shotokan-ryu – Kazuo Nasu – 7º Dan e Kazumitsu Nasu – 5º Dan
Foi um dia de grande intercâmbio técnico e de grande valia para os praticantes de karate do Brasil, foram abordadas as mais refinadas técnicas básicas, intermediárias e avançadas nos conceitos tradicionais e também no contexto esportivo e competitivo, seus fundamentos e devidas aplicações, uma oportunidade rara que tenho certeza ter sido muito gratificante a todos que participaram.
No domingo das 10h até as 13h houve ainda treinamento para os praticantes de todas as modalidades no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, onde também aconteceu as apresentações a partir das 14h ao público. Foram apresentações emocionantes, de grande beleza, contagiando a todos os presentes. As apresentações seguiram a seguinte ordem: Kyudo (arco e flecha), Araki-ryu Kenpo (kobudo-arte marcial antiga), Ryukyu Oke Hiden Motobu Udunti (kobudo-arte marcial antiga), Shojitsuken Rikatai Ichi-ryu Kachu Battojutsu (kobudo-arte marcial antiga e com destaque para as armaduras samurais tradicionais e espadas verdadeiras para efetuar o tameshigiri, o corte em um feixe de palha), Jukendo (arte da baioneta), Aikido, Naguinata (arte da alabarda), Kendo, Judo, Shorinji kenpo, Karate-do e Sumo. Até mesmo no Japão é muito raro uma apresentação com tantas modalidades da Nippon Budokan juntas. Todas as apresentações foram marcantes pela disciplina, concentração e alto nível técnico, tanto as artes que não utilizam armas e também as que utilizam. Foi feito no final das apresentações um desafio amistoso entre os atletas do Brasil de kendo contra os atletas das artes do Jukendo, do Naguinata e do Kendo, como preparação para o mundial de Kendo, que será realizado no Brasil em Agosto de 2009, resultado Japão 5 Brasil 2. Talvez os pontos mais marcantes foram as participações das crianças no judo e no sumo com os atletas da delegação japonesa e quando um praticante de sumo da delegação pegou uma criança deficiente que estava em sua cadeira de rodas para interagir com eles.
Foi realmente um grande evento, com uma grande participação do público, fechando vamos dizer com chave de ouro, com um grande workshop, onde todos puderam vivenciar todas as artes apresentadas.
Um final de semana inesquecível e com certeza com gostinho de quero mais.....
Chefes de cada modalidade da Delegação Japonesa:
Presidente da Nippon Budokan – Sr. Hikaru Matsunaga
Judo – Sr. Katsuhiko Kashiwazaki
Sumo – Sr. Shinichi Kawai
Karate – Sr. Masataka Muramatsu
Kendo – Sr. Hironori Tahara
Kyudo – Sr. Haruyoshi Okita
Aikido – Sr. Yukimitsu Kobayashi
Shorinji Kenpo – Sr. Kizumi Hiate
Naguinata – Sra. Misako Hatase
Jukendo – Sr. Shigekazu Kikuchi
Ryukyu Oke Hiden Motobu Udunti – Sr. Shose Motobu
Araki-ryu Kenpo – Sr. Kunimitsu Kikuchi
Shojitsuken Rikatai Ichi-ryu Kacchu Battojutsu – Sr. Masaru Kanzaki

Leia Mais…