sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Graduações nas Artes Marciais II

Várias são as formas hoje que as diversas entidades utilizam para graduar seus praticantes, a mais atual é o sistema Kyu - Dan. Mas em todo e qualquer sistema seja ele moderno ou tradicional, estas graduações não foram feitas para engrandecer o ego daquele que o porta e sim reconhecer seus méritos e qualidades (humildade é uma delas). O que vejo que está acontecendo nos dias de hoje, é uma "ocidentalização" na forma de pensar dos praticantes. Tudo que a filosofia do "Budo" trás e que leva à Sabedoria, como a Humildade e a Simplicidade, estão dando lugar à ostentação e a auto-afirmação. E, isso no meu ver, na maioria das vezes acontece por simplesmente falta de informação correta (claro que isto não se aplica a todos, existem o que fazem errado porque querem mesmo...). Por exemplo: Diferentemente do que se vê por aí, um título de Shihan (que na tradução significa Mestre, aquele que detém grande conhecimento, não só tecnicamente, mas na vida e na sociedade), no Japão é um título de grande valor, e que sempre deve ser recebido de um "Mestre" mais graduado e ligado a uma entidade tradicional. Particularmente conheço alguns "Verdadeiros Shihans" cujo título foi concedido por seus Mestres e que pertenciam a uma entidade tradicional vinda do Japão e posso afirmar que eles não se apresentam como "Senseis", "Mestres" ou "Shihans" e na internet você não verá estes títulos antes de seu nome.
Assim acontece também com as vestimentas. Parece que o espírito americano de colorir e fantasiar seus "kimonos" está contagiando também os brasileiros. Em uma arte marcial tradicional, sabe-se que a cor do karate-gi é branca pela busca do estado de Muga, de total desprendimento e que o lado esquerdo se sobrepõe ao direito, fazendo alusão ao que na cultura se diz que o lado esquerdo representa a alma, o espírito, a energia e o lado direito representa a matéria, o corpo.
Outra vestimenta usada indiscriminadamente é o Hakama. Várias são as artes sérias que a utilizam como uniforme padrão (Kendo, Iaido, Kyudo, Naginata, Bojutsu, etc.) e outras que a utilizam apenas depois de uma certa graduação (Aikido, Karate, Kobudo, etc.). Mas, o mais importante é saber o valor de "usar" um hakama. Para poder vesti-lo deve-se saber o que ele representa e se está disposto a seguir também: Suas pregas (cinco na frente e duas atrás) representam as sete virtudes dos antigos samurais e que seguiam até a morte:
- GI – Justiça e Moralidade, atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar
- YUU – Coragem, bravura heróica
- JIN – Compaixão, benevolência
- REIGI – Polidez e cortesia, etiqueta
- MAKOTO – Sinceridade, veracidade total
- MEIYO – Honra, glória
- CHUU – Dever e lealdade
Por isso, antes de sair por aí buscando uma arte marcial que te dará logo um título de "Mestre", "Shihan" ou afins ou que lhe fantasiará de Samurai, busque informações corretas sobre a escola e seu Sensei e se está ligada a uma entidade que realmente mantém a cultura japonesa vinculada diretamente com o Japão.
Pense nisso.....

Leia Mais…