quarta-feira, 10 de julho de 2013

OSU e OSS

A gramática e a forma de escrita em muito se difere entre o ocidente e oriente. Como sabem no Japão a forma escrita se divide entre o Kanji (ideograma) e as formas simplificadas Hiragana e Katakana e conta com um alfabeto silábico. Portanto, adotando-se o padrão Hepburn a forma correta de se escrever a palavra オス é Osu, até porque não existe uma sílaba que identifique foneticamente o "ss" em japonês.

Mas, o que eu gostaria de abordar aqui não é a discussão sobre a escrita em si, mas sim, sua utilização. O termo "Osu" era adotado no passado por pessoas de um caráter inquebrantável, onde o verdadeiro sentimento da expressão era não apenas compreendido, mas também encrustado em sua alma, em sua honra. Não por coincidência o termo foi amplamente utilizado pela força naval japonesa, onde sua característica marcante era a do cumprimento do dever e da honra na palavra dada, mesmo que isso resultasse na perda de suas vidas. 
O que se vê hoje em dia (e isso sim eu acho bem errado) é a banalização do termo. Osu não é para ser usado como um mero toque de mão do tipo: "e aí mano, beleza?" Osu é a afirmação de um compromisso, é a palavra de uma pessoa de caráter a outra de igual índole. É um termo de teor profundo e deveria ser usado sim por praticantes de Artes Marciais, mas com um propósito um pouco mais nobre. 
De nada adianta um "praticante" dizer com toda ênfase "OSU" e na prática é uma pessoa que não respeita o próximo, que gosta de levar vantagem, que utiliza as regras quando lhe é conveniente. De nada adianta escrever "OSU" corretamente e na vida só andar pelas linhas tortas. Osu representa suas atitudes, representa quem você é.
Devemos estudar sim e procurar saber a fundo os princípios de nossa arte e a cultura que lhe cerca. Nada mais justificável que um praticante de Arte Marcial Japonesa, estudar a língua característica, a cultura do país e de seus costumes. Um praticante que se intitula "Sensei" de uma Arte Marcial Japonesa e não tem a mínima noção da língua, da cultura e dos costumes, está ensinando então só a prática esportiva. Não poderá de forma alguma obter o reconhecimento de Arte Marcial ou Cultural. 
Mas, para finalizar, gostaria que todos se preocupassem em não apenas em falar Osu, transformando-o em um termo banal, mas que pensassem antes de tudo em "SER" este "OSU" e tudo que ele representa. Não apenas pela palavra, mas por todo um povo e uma nação que a praticou no passado e a pratica constantemente.

"Suportar o insuportável"

Pensem nisso......

Leia Mais…