sexta-feira, 19 de abril de 2013

APRENDER E ENSINAR

Nos dias de hoje, a modernidade, a facilidade de informação com as novas tecnologias, nos traz um benefício muito grande que é o conhecimento sem barreiras. É muito bom poder ter informação de todo lugar do mundo ao tempo de um clique e de ter acesso a várias obras sem a necessidade de sair de casa.
Por outro lado, isto abre um precedente perigoso em várias pessoas, que sentem uma grande necessidade de ensinar ou pelo menos demonstrar seu alto conhecimento no assunto. Um conhecimento vago, no meu ponto de vista, já que sou assumidamente defensor de que a teoria necessita de uma comprovação prática da própria pessoa para que se torne uma verdade sincera para ela, e isto leva tempo, é preciso vivência.
Mais do que a necessidade de ensinar, é preciso antes de tudo, muita vontade de aprender primeiro. Mas, aprender de verdade, na teoria, na prática e na aplicação. Penso que esta vontade crescente de aprender é que irá manter a pessoa humilde, em evolução, em constante desenvolvimento. Querer ensinar pode desencadear uma falsa sensação de que "eu já sei", colocando em risco a formação daqueles que ocasionalmente possam vir a aprender com esta pessoa.
Aprender é um ato de fé, porque quanto mais você acha que evolui, que acha que detém conhecimento, mais difícil fica assumir a condição de que precisa ainda aprender. O grande segredo é acreditar que ainda é preciso aprender, muito e sempre.
Nas Artes Japonesas, o ato de ensinar vem sempre acompanhado de uma imensurável carga de responsabilidade e sua intenção e autorização para ensinar (Menkyô) partem sempre do Sensei mais graduado dentro da organização. Sempre é o Sensei que o designa e não o aluno que se propõe a fazê-lo. (se aqui não é, pelo menos deveria ser assim) seguindo outro ensinamento marcial que é o "Sunao" (obediência).
É como uma frase de um grande Sensei de Kendô - Ishibashi Hiroyoshi - Kyôshi 7º Dan - "É preciso manter sempre a alegria e o espírito de iniciante".

Vamos nos focar em aprender!!!!!

Pense nisso.....




Leia Mais…