sexta-feira, 26 de outubro de 2012

KATA SUPERIORES


Na linhagem de Karate-do Goju-ryu Yamaguchi-Ha (International Karate-do Goju-kai Association – IKGA) fundada pelo Kaiso Yamaguchi Gogen – Hanshi 10º Dan e que hoje é liderada pelo Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi – Hanshi 8º Dan, há além dos kata convencionais que iniciam com os Taikyoku e terminam com Suparinpei, também os Tokutei Kata que são os Kata superiores. São eles: Genkaku, Chikaku, Koryu e Tenryu. Estes kata foram criados pelo Kaiso Yamaguchi Gogen para a prática exclusivamente dos Shihan.
É expressamente proibido para qualquer praticante que não tenha recebido o título de “Shihan” diretamente do Honbu Dojo (matriz no Japão), de aprender, praticar ou divulgar na internet vídeos de qualquer um dos quatro kata.
Apenas os Shihan (Renshi, Kyoshi e Hanshi) estão autorizados a aprender, praticar e em ocasiões especiais, demonstrar os Tokutei Kata. 

Leia Mais…

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SENSEI

Nos dias de hoje, com a propagação cada vez maior de informações pela internet, muitas pessoas acabam prestando na verdade um desserviço à sociedade. Falando exclusivamente das Artes Marciais Japonesas, pois são as que mantenho contato e fazem parte da minha cultura, posso afirmar que nem tudo é o que parece. Há muitos pseudos "Sensei" e "Mestres" por aí, mas será que eles mesmos sabem o que isso significa e a responsabilidade que isso acarreta? Será que na verdade, estas pessoas não estão atrás da posição que o cargo lhe proporciona e a satisfação do próprio ego, ao invés da sabedoria e da humildade proposta? Uma Arte Marcial Japonesa "séria" primeiramente deve ter um vínculo com uma entidade oficial no Brasil e também sua matriz no Japão (que é de onde vem os Certificados e também as autorizações para se ministrar aula). 
No Karate, o mais correto é que o Sensei responsável pelo Dojo seja pelo menos San Dan (3º Dan) e caso tenha uma graduação menor, um Sensei de graduação mínima de San Dan terá que ser seu Diretor Técnico e ser o responsável. No Kendo, para ser considerado um Sensei a graduação mínima é Yon Dan (4º Dan). Na arte do Shibu e do Kenbu (Kenshibudo) não importa a sua graduação, ela pode ser alta, porém para se tornar um Sensei, é preciso que a matriz no Japão emita um certificado diretamente pelo Soke autorizando a pessoa a ministrar aulas. E este sistema acontece na maioria das Artes Marciais Japonesas.
Tudo isso porque os mantenedores de uma Arte Marcial Japonesa "séria" sabem da responsabilidade que alguém que irá ensinar, não apenas as técnicas, mas os conceitos do Budo (caminho marcial) terá para manter a Arte verdadeira e sem alterações convenientes. Uma arte mal administrada causa prejuízos psicológicos aos alunos, além claro do prejuízo material. 
Por isso, antes de acreditar em tudo que postam na internet, inclusive diplomas falsos escritos em outro idioma (os escritos em kanji tudo errado são os melhores....rsrsrs), verifique a procedência do Dojo e do Sensei responsável, pois se a arte marcial em questão é de origem japonesa, nada mais lógico que a matriz e o responsável pela Arte ou Estilo tenha supervisão do Japão. 
Pensem nisso......

Leia Mais…