sexta-feira, 19 de junho de 2009

SOJI

Sempre digo que a coisa mais importante que aprendi com meu Mestre (Konomoto Takashi) no período em que vivi no Japão, além da parte técnica, foi sem dúvida o Budo. A forma de se viver, de como se portar, perante as coisas boas e também perante as coisas ruins. O Budo é sempre um paradoxo e por isso leva anos para entender seus verdadeiros significados. E exatamente por esta razão a transição das artes do Oriente para o Ocidente é sempre tão difícil. O ocidente como se pode avaliar pelos seus resultados, na parte técnica, hoje está bem equiparado ao Oriente. Mas a Arte Marcial não pode ser encarada apenas como um mero esporte e sim como uma nobre arte de filosofia de vida. E para isso vou citar um simples exemplo que é o SOJI. Sua tradução é: Ato de limpeza. E no Japão sempre fazíamos o SOJI após a aula. Iniciantes, veteranos, adultos ou crianças, todos pegavam seu paninho molhado, agachavam e saiam em disparada passando o pano no chão. Mas, mais do que o simples verbo "limpar" no caso no plano físico, que também é importante para mantermos sempre o local de treino limpo, arejado e em condições, o SOJI tem um significado espiritual, de acordo com meu Mestre: "Quando fazemos SOJI, temos a oportunidade de limparmos também a alma, jogando fora junto com a sujeira, nossas imperfeições, nosso ego, nos permitindo buscar mais a humildade, juntamente com a conscientização de que a "limpeza" física ou espiritual é na verdade responsabilidade de todos."
Diferentemente do que acontece aqui, onde o ato de limpar geralmente está vinculado a algum tipo de humilhação ou castigo, ou o que é mais comum, que isto é a obrigação de outra pessoa.... no Japão é obrigação de todos!!!!!
Por isso vamos limpar nosso Dojo, nosssa casa, nosso local de trabalho, nossa escola, nossa rua, enfim vamos viver em um lugar melhor....
Se cada um de nós começarmos a "limpar," quem sabe um dia não teremos mais ninguém "sujando".....
SOJI !!!!!!
Oss

Nenhum comentário:

Postar um comentário