quinta-feira, 4 de junho de 2009

Prevenção

Olá a todos, prevenção como no Budo serve para a vida cotidiana também? Com certeza que sim. No Budo sempre treinamos para estar preparados, isso quer dizer, treinamos em prevenção a uma situação. Um budoka, não deve ser apenas, forte, técnico ou habilidoso. Ele precisa ser o conjunto, ter uma estratégia e precisa ter a capacidade de decisão quando lhe for exigido. Quando isso será exigido é que o ser humano não tem controle, pode ser daqui a alguns anos, ou pode ser daqui a algumas horas. A prevenção é o que faz estarmos preparados quando for preciso. Imagine como gostaria de estar daqui a cinco anos. Mais forte, mais rápido, mais técnico ou mais habilidoso? Se escolheu uma das opções, duas ou todas, a melhor hora para começar a melhorar é agora, não amanhã, pois o amanhã nunca chega, a hora é agora. Mas, se a escolha for estar mais fraco, mais lento, mais gordo e o ego não admitir nada disso, não precisa de prevenção, é só não fazer nada e isso acontecerá naturalmente.
Assim é no Budo, é na saúde, é na vida. Com a crise econônmica que assola o mundo inteiro, nos negócios não é diferente. Quem se preveniu quando pôde vai superar a crise, quem não o fez, pagará o alto preço do mercado.
Isso é estar preparado... você está???

Oss

2 comentários:

  1. é um tapa na cara, hein?
    o comodismo é realmente uma patologia social.

    Na minha vida, o Budo ainda não é exercido dentro de um Dojo, mas isto já está mudando, com minhas escolhas pessoais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Bárbara e Parabéns pela coragem de mudar com suas escolhas pessoais!!!!!
    Tenho esperança que um dia a filosofia do budo, que era o antigo código samurai, atinja mais pessoas e com isso possamos trilhar um caminho melhor!!!!!
    Domo arigatou gozaimashita

    ResponderExcluir