terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Curso em Belém - PA
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Apresentação de Shibu-do dia 21/11
Segue o vídeo do Shibu "Shukuga no Shi":
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Acordando com 40 anos
Acordar com 40 anos não foi ruim, pois trilhei este caminho, cada passo dado, cada gota de suor, cada obstáculo superado, não fiquei paralisado e não abri mão do que queria. Por isso ao invés de acordar me assustar e dizer: "nossa nem vi o tempo passar..", acordei e fiquei feliz.
Para aqueles que ousam sonhar, em se tornarem melhores e que buscam evoluir, a idade nunca será fator determinante de realização, muito pelo contrário, adquirindo sabedoria acaba-se também utilizando todos os fatores a seu favor...
Acordar com 40 anos.... tudo fica mais seletivo, inclusive os sonhos e o nível de exigência... Novos sonhos.... e a determinação de estar ainda melhor!!!!!
Oss Leia Mais…
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Lançamento de Livro
Hoje (29/11) acontece o lançamento do livro "Peregrinos do Sol - A arte da espada samurai" na FNAC - Av. Paulista, 901 - escrito pelo meu amigo Luiz Kobayashi, grande pesquisador das artes marciais japonesas.
É um pequeno livro que apresenta de maneira sucinta a evolução da tradicional arte do manejo da espada japonesa, sendo uma obra provavelmente inédita neste sentido no Brasil.
Ele conta o prefácio assinado pelo Sensei Toshihiko Tsutsumi e com as orelhas de autoria do Prof. Dr. Shozo Motoyama, da Universidade de São Paulo e do Centro de Estudos Nipo-Bras.ileiros.
Segue link da FNAC para maiores informações:
http://www.fnac.com.br/LojasEvento.aspx?idLoja=6&dtEvento=29/11/2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Viver para sempre
Várias são as ocasisões que nos fazem pensar e repensar a vida. Mas em nenhuma delas, imaginamos o rumo incomum da vida, mesmo que ela aconteça. Esta semana recebi uma notícia que me deixou muito triste. A notícia que um aluno nosso havia nos deixado, de forma trágica, jovem, no início ainda daquilo que chamamos de vida. Penso que todos somos eternos, porque no final de tudo, a única coisa que nos resta são as lembranças. E seguindo este pensamento as lembranças serão eternas no coração daqueles que nos querem bem, daqueles que amamos, daqueles que de alguma forma acabam fazendo parte de nossas vidas. E por isso você será eterno e viverá para sempre, pois guardo sempre em minhas lembranças muitos momentos nestes dez anos que convivemos, você correndo no Dojo no primeiro dia aula e eu sempre chamando o seu nome no dia da entrega de faixa, o que é uma brincadeira que faço até hoje. A matéria se foi, mas seu espírito continuará sempre conosco, sempre alegre, sempre nos fazendo rir, pois é sempre assim que você será lembrado, meu aluno, meu amigo e com certeza parte da família Shizuoka Goju-kan!
Descanse em paz
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Ídolo
Airton Senna, obstinado, campeão, mas acima de tudo Brasileiro!!!!!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Sul-Americano Goju-kai - Uruguai
A viagem ao Uruguai foi muito boa, os serviços da TAM estão de Parabéns e todas as preocupações anteriores (já que estava viajando pela primeira vez com minha filha Yumi-chan de dez meses) desapareceram quando chegamos ao quarto do Hotel.
Foi um grande sucesso o Campeonato Sul-Americano de Karate-do Goju-kai realizado na cidade de Montevideo, Uruguai nos dias 09 e 10 de Outubro. A Seleção Brasileira conquistou a primeira colocação, ficando o Chile em segundo lugar e o Uruguai em terceiro. Parabéns a toda delegação Brasileira e ao Renshi Kotsubo que não mediram esforços para esta conquista. Nos dias 11 e 12 houve o Seminário Internacional de Karate-do Goju-kai, com a presença do Saiko Shihan Yamaguchi Goshi, maior autoridade e Presidente da IKGA (International Karate-do Goju-kai Association. Como sempre um grande evento, onde pudemos desfrutar da mais pura técnica do estilo Goju-ryu. O Campeonato teve um gosto especial para mim, já que marcava a minha despedida das quadras de competição de Kata. Antes das finais do Kata adulto, um filme passou pela minha mente e pude me lembrar da época em que eu era ainda um kohai na matriz da Associação Shizuoka Goju-kan, na cidade de Sagara. Passaram-se vinte anos desde então e acredito que meu Mestre, Konomoto Takashi e o Shihandai do Dojo, o Sensei Nagatani, ficariam orgulhosos com o trabalho da Shizuoka Goju-kan no Brasil. Se despedir das competições nessa situação não é motivo de tristeza, afinal estava disputando a final com meu irmão caçula, todos os meus alunos com chance de medalha, já havíamos ganhado a final do Bunkai, uma platéia digna de Sul-Americano, com todos os meus amigos Uruguaios, Chilenos, Argentinos, Venezuelanos, Colombianos e Brasileiros torcendo e vibrando por nós, minha esposa Kiyomi e minha filha Yumi-chan na torcida, todos os representantes de cada país assistindo e a presença do Saiko Shihan Yamaguchi Goshi, independentemente do resultado, não haveria momento melhor para minha despedida, estava muito Feliz!!!!! A final foi marcada por um fim de uma era e o início de outra, já que quem ganhou foi meu brother, Horácio. Me despeço das quadras de competição de Kata, mas com a certeza de que o nome Saito estará no local mais alto do pódio ainda por muito tempo....
Resultados da Associação Shizuoka Goju-kan:
- Akira Saito - Campeão Bunkai - Vice-Campeão Kata adulto
- Horácio Saito - Campeão Bunkai - Campeão Kata adulto
- Cláudia Kanashiro - Campeã Kata adulto
- Jean Monné Medrado - Campeão Kumite +84 kg adulto
- Bruno Yoshida - Vice-Campeão Kumite +84 kg adulto - Campeão Kumite Equipe
- Jacqueline Monné Medrado - Campeã Kumite Juvenil
- Victória Ferreira de Oliveira - Campeã Kata Juvenil
- Vinicius Trevisioli Nakamura - Vice-Campeão Kata Juvenil
PARABÉNS!!!!!
Saito Brothers - irmãos de sangue, amigos de verdade!!!!!
Shizuoka Goju-kan saigo made ni!!!!!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Treino da Seleção Brasileira Goju-kai
Acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro a partir das 9h o treinamento da Seleção Brasileira de Karate-do Goju-kai na cidade de Poços de Caldas - MG, visando a participação no Campeonato Sul-Americano de Karate-do Goju-kai que acontecerá em Montevideo, Uruguai, nos dias 9 e 10 de Outubro.
- Kata Individual - masculino e feminino - juvenil, senior e master
- Kata Equipe - masculino e feminino
- Bunkai-Kata-Kumite - masculino e feminino
- Shiai-Kumite Individual - masculino e feminino - juvenil, senior e master
- Shiai-Kumite Equipe - masculino e feminino
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Festival da Liberdade
Agradecimentos a: Jornal Nippak, Nikkey Shinbun, Restaurante Hot and Roll Maringá e NSP Hakkosha Editora.
Seguem algumas fotos:
com o pessoal de jornalismo da Revista Atitude
Entrevista para a Revista Atitude
Leia Mais…quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Qual o nosso futuro?
Olá a todos, ontem tive a infelicidade de presenciar mais um ato de que nossa juventude cada vez mais caminha rumo ao vazio. Estava prestes a iniciar minha aula no Shizuoka Kenjin, quando tudo foi tomado por muitos, mas muitos jovens estudantes de medicina que haviam alugado um dos salões para "ensaiar" aquilo que eles chamam de música e diversão. Fiquei indignado já de início pela falta de educação e de respeito, pois ruidosamente faziam notar sua presença e várias estudantes adentraram em nossa sala, sem sequer pedir licença e se se utilizaram de nossas mesas (sentando em cima) e cadeiras sem cerimônia. Educadamente peguei um pano e com um rodo comecei a limpar o chão, indiretamente mostrei-as que lixo e sujeira, nós limpamos o almbiente para que este se conserve sempre puro. Parece que estas "estudantes" entenderam e logo se levantaram e foram ao encontro de seus companheiros ruidosos. Após subirem deixando um rastro de sujeira, pensamos ter terminado o problema. O que não se sabia é que eles iriam ensaiar o enredo, talvez do intermedicina, não sei, o que me deixou perplexo foi o conteúdo da letra das músicas que cantavam. Palavras baixas, desrespeitosas e declarando sexo abertamente a uma altura que dava para ouvir por todo quarteirão. Isto às 19h em um local onde é frequentado diariamente por pessoas idosas, jovens e crianças, uma total falta de respeito, um nível muito baixo mesmo. É triste ver que estes jovens que serão o futuro do nosso país tenham uma vida tão fútil e improdutiva. Respeito e Educação, pelo menos no meu ponto de vista, deveriam ser os alicerses de qualquer sociedade culta e inteligente. E isto não tem nada a ver com classe social, pois eram estudantes universitários de medicina, teoricamente "deveriam" ser cultos e inteligentes. Tristeza, esta é a palavra com que descrevo o episódio lamentável de ontem.
Estes jovens são filhos de alguém com certeza.....
E este não é o futuro que eu desejo para minha filha.....
Qual o nosso futuro???
Respeito, humildade, lealdade, honra, honestidade .... BUDO!!!!!
Pense nisso.....
Oss
domingo, 29 de agosto de 2010
CURSO EM POÇOS DE CALDAS - MG
- JEAN MONNE MEDRADO - Campeão kumite adulto acima de 84 kg
- JACQUELINE MONNE MEDRADO - Vice-Campeã kumite 15 a 17 anos absoluto
- ANDERSON PEREIRA DO NASCIMENTO - Terceiro Lugar kumite adulto 75 a 84 kg







Mesa de honra com o representante da IKGA-Brasil - Renshi Luis Kotsubo


sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Bons Exemplos
Vendo um noticiário sobre uma pesquisa que indica que os brasileiros estão acima do peso e que os casos de obesidade infantil é preocupante, penso sempre que deve ter sim um trabalho eficaz de conscientização por parte do poder público e que médicos e nutricionistas dêem dicas sobre a alimentação, mas na prática o que se vê é que isso não é o bastante. Penso que os bons exemplos é que estão em falta. Por quantas vezes você já não viu na TV, um médico(a) ou mesmo nutricionista falando sobre boa alimentação, exercícios físicos, etc., no maior grau de autoridade (teórica) e na prática, totalmente fora de forma, ficando claro aí o ditado "Faça o que eu falo e não faça o que eu faço..." Hoje em dia no corre, corre, a grande maioria das pessoas não tem tempo (essa á a desculpa de todos) e o que mais se vê é isso: Filho, vai fazer alguma atividade física, fica só no computador, jogando video-game! (mas o pai e/ou a mãe também não fazem nenhuma atividade física... ah esqueci, eles não tem tempo) vê se come coisas mais saudáveis, fica só comendo estes fast foods (mas o pai e/ou a mãe não cozinham e eles também só comem fast foods por causa do trabalho... ah esqueci de novo, eles não tem tempo) quando chegar o final de semana, vamos ao restaurante X ou Y, porque já trabalho demais a semana toda, não tenho tempo e não estou a fim de cozinhar!!!!! Como teremos crianças não obesas e saudáveis com este quadro? Falar é fácil, mas agir é que dá resultado! Pais, mães, responsáveis, vamos dar Bons exemplos! Vamos nos alimentar melhor, vamos sim fazer atividades físicas e vamos arrumar TEMPO!!!!!
Se não tivermos tempo para cuidar do nosso bem maior (que é a saúde do nosso corpo) e mostrar a nossos filhos a fazerem igual, então teremos tempo para que???
Pense nisso!!!!!!
Oss
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Graduações
Quando iniciamos nas Artes Marciais, geralmente somos impulsionados por inúmeros desejos e sonhos: Chegar a uma faixa preta, ser Campeão Mundial ou vir a ser um Mestre. Com o passar do tempo os rígidos treinamentos e os exemplos de "verdadeiros" Mestres nos mostram que o que importa mesmo é o conhecimento se transformando em sabedoria e a capacidade de se permanecer humilde perante cada graduação adquirida. Em qualquer área, fico pensando, as promoções ou reconhecimentos tem seu verdadeiro valor quando dados por pessoas ou entidades que realmente são especialistas no assunto e que possuem um histórico digno, estou certo? No entanto, cada vez mais nas Artes Marciais (que nem deveriam ser chamadas assim, pois ofendem as verdadeiras Artes Marciais...) aparecem Campeões Mundiais (de entidades que geralmente só existem em alguns poucos países) Mestres (que geralmente se auto-intitularam) e "especialistas teóricos" em Artes Marciais (sem ter sequer feito uma aula prática). Quem pratica uma Arte Marcial séria e verdadeira sabe que as graduações são dadas por méritos e por artes que em seu histórico constam além de Grandes Mestres, séculos de desenvolvimento e tradições. Por exemplo: Receber um título de Shihan dentro de uma arte marcial séria, é um feito incrível, pois sabe-se que para tal, são poucos os que realmente conseguem. Então, penso, que mérito existe em receber um título de Shihan, Renshi, ou qualquer outra coisa, de uma entidade recém-formada, de um estilo "novo" com um suposto "Mestre" ou ser Campeão Mundial de dois ou três países??? O mérito é que tem gente que gosta do título e não do conhecimento, que gosta do diploma pendurado na parede e não de suar o kimono, que gosta da medalha ou troféu e não do real valor que isto representa, uma pena..... existem pessoas que gostam de "se sentir".
Antes de começar a praticar uma arte marcial ou colocar o seu filho para praticar, verifique tudo isso primeiro.....
Arte Marcial serve para elevar o ser humano, dando-lhe caráter, humildade, respeito, e com certeza manutenção às raízes e tradições
Pense nisso antes de procurar sua próxima academia!!!!!
Oss
terça-feira, 10 de agosto de 2010
II JAPAN MATSURI - ACENBO
Link do evento: http://japanmatsuri.com.br/
Leia Mais…
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Gashuku 2010 - Riacho Grande
Foi um grande sucesso o Tradicional Gashuku de Inverno da Associação Shizuoka Goju-kan. Os antigos ensinamentos estão sendo mantidos, neste que é um dos mais tradicionais e difíceis treinos de Karate. Ensinamentos estes que ajudam os praticantes a visualizarem o verdadeiro karate e suas aplicações, sejam físicas, técnicas, mentais ou filosóficas. A elevação espiritual, só se conquista com muito treino, trabalho duro, disciplina e muita perseverança.
Parabéns a todos os participantes que concluiram com mutia honra e dedicação os três dias de intenso treinamento.
Seguem algumas fotos:
Zazen 6h da manhã Corrida matinal na ladeira
Treinos Físicos
Piscina Gelada
Treino com Sai
Com certeza o Espírito de todos saiu fortalecido, pronto para encarar todas as adversidades que a vida nos reserva todos os dias.
Shizuoka Goju-kan saigo made ni
Para ver todas as fotos:
http://www.facebook.com/akirasaito.karate#!/album.php?aid=218271&id=1323785404&ref=mf
Oss
terça-feira, 27 de julho de 2010
Ciclos
Nos dias 23, 24 e 25 de Julho aconteceu na cidade de Paranaguá-PR, o Campeonato Brasileiro de Karate-do Goju-ryu e estava valendo em algumas categorias, vagas para a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano, em Montevideo - Uruguai em Outubro. Fiquei muito feliz e satisfeito pelos meus atletas que conseguiram conquistar suas vagas na Seleção Brasileira, mas também por estar completando um ciclo. O ciclo de competição esportiva na categoria Kata, que por muitos anos, as conquistas foram motivos de muita alegria e satisfação pessoal. Sempre competi pensando que estar ali, não era apenas pessoal, representava, além de tudo, honrar o nome do estilo, o nome do meu Mestre e da Associação Shizuoka Goju-kan. Conseguir transmitir estes e tantos outros ensinamentos valiosos do Karate para meus alunos, sempre foi o motivo principal do meu trabalho. Meu brother Horácio, desde 1992, quando ele começou a treinar, quando estávamos no Japão, sempre foi meu parceiro de treino. Depois, já aqui no Brasil, passou a ser o meu braço direito. E hoje, depois de participarmos do Campeonato Brasileiro, numa final emocionante, onde ele saiu vencedor num placar de 3 x 2, com muito orgulho posso dizer que ele, agora é o representante da Associação Shizuoka Goju-kan no kata nas competições esportivas. No Sul-Americano participarei pela última vez de um campeonato esportivo na categoria Kata. Fecha-se um ciclo e inicia-se agora um novo!!!!!
Hora-kun, kore kara moto ganbatekudasai!!!!!
Oss
domingo, 4 de julho de 2010
Copa 2010
Para a grande maioria de Brasileiros, a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, acabou. Depois de uma derrota que todos previam, mas não queriam acreditar ser possível, a seleção Brasileira deu adeus ao Continente Africano e já voltaram para o Brasil. Todos reclamaram, xingaram e de certa forma com razão, para as decisões do treinador Dunga e atitudes de alguns jogadores como o Sr. Felipe Melo. Perdemos o jogo, mas não só isso. Estamos perdendo a dignidade, a classe do futebol arte, o respeito e a vergonha. Jogando sujo, reclamando, não assumindo as responsabilidades, culpando sempre os outros e se achando, coisa que não é. O que me deixa triste é a falta de comprometimento, a falta de patriotismo, a falta de garra, a falta de amor à camisa e as cores do nosso país. Após a derrota contra a Alemanha (uma derrota humilhante por sinal), o treinador Diego Maradona, fez questão de abraçar todos os seus jogadores, apesar de estar nitidamente abatido e infeliz com o resultado, por outro lado, o nosso treinador "Dunga", além de passar total intranquilidade e falta de controle emocional para seus jogadores durante todo o segundo tempo, esmurrando até a parte de aluminio da cobertura do banco de reservas, deixou o campo logo após a derrota contra a Holanda, deixando todos os seus jogadores em campo, mostrando claramente aquilo que ele chamou de "união da seleção". A próxima Copa será no Brasil e por aqui nada começou....
Será que além da vergonha que mostramos nessa copa com a nossa "Grande" Seleção Brasileira, vamos passar vergonha também com a nossa falta de organização?
Pense nisso....
Oss
segunda-feira, 21 de junho de 2010
45º Gueinosai
Este é o maior evento de palco da colônia Japonesa no Brasil. Participam apenas os grupos selecionados em eventos anteriores. É uma grande chance de apreciar a cultura japonesa tradicional, seja pela música, pelo teatro ou pela dança. Nós nos apresentaremos no sábado, dia 26, aproximadamente às 10h com o Kenbu "Kiyugatsu Jiyusan Ya" - a entrada é franca!!!!!
Participem.....
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Bons Exemplos
Em tempos de Copa do Mundo, hoje é a abertura oficial, que bom que a algumas semanas as emissoras de tv se preocuparam de mostrar as coisas boas destes jogadores, que por trás de toda fama e dinheiro, existe alguém que sonhou, batalhou, passou por dificuldades e só depois pode usufruir dos benefícios. Nestes tempos é sempre bom mostrar estes bons exemplos, de que é possível com trabalho duro, honestidade, sem sucumbir à corrupção, ao jeitinho brasileiro e tantos outros maus exemplos, chegar aos seus objetivos e ter uma vida de orgulho. Muito melhor de que mostrar alguns jogadores que só servem de mau exemplo, supostamente financiando o tráfego de drogas, dirigindo embreagados ou dando vários outros motivos que só servem de vergonha. Que comece a copa e junto com ela tomara que tenha vários outros bons exemplos!
Nosso país precisa não de teorias mirabolantes e sim de bona EXEMPLOS para nossas crianças!!!!!
Pense nisso.....
Oss
quarta-feira, 26 de maio de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Maratona de São Paulo
Em 01 de Janeiro decidi que iria correr este ano a minha primeira Maratona e seria a de São Paulo. Sempre corro, mas sempre é em torno de 10, 15 km. Já corri várias vezes a São Silvestre, corri também a Meia maratona e achei que esta era a hora de ter um novo desafio. Preparação física para uma prova de 42,195 km exige muita resistência e exige uma boa planilha de treino. Sempre digo que o Budo tem que fazer parte de tudo que fazemos e que temos que enxergar os ensinamentos em todos os detalhes, caso contrário, o Budo ainda não faz parte de sua vida. Sempre transformo tudo em Budo e a preparação para a maratona não seria diferente. Corri quando estava calor, quando estava muito sol, corri no frio e também na chuva, corri com dor, quando estava com sono e também quando estava cansado. O Budo nos ensina o sentido da superação e se eu quisesse cumprir os 42km da maratona teria que aplicar isso. Após passar pela placa de 32 km pensei: "Agora só faltam 10km, um treino de segunda-feira" e ia pensando a cada placa que passava, a cada novo kilometro percorrido. As dores nas pernas já começavam a aparecer e o cansaço dava seus sinais. Muita gente já andando e algumas recebendo atendimento médico, por causa de cãimbras ou desmaio por causa do calor. Foram dez kilometros conversando comigo mesmo e prestando atenção nos sinais do meu corpo para que não forçasse demais, já que sentia alguns sinais de cãimbras na perna esquerda. Quando faltavam dois kilometros, pensei: Agora só faltam as quatro voltas no campinho no final voador... mas confesso que as pernas não me proporcionaram isso, manter a velocidade já foi mais que suficiente. Poder cruzar a linha de chegada correndo foi muito gratificante, já que a esta altura, todos à minha volta andavam. Chegar é aquela sensação de dever cumprido, de alívio físico, já que foram 4:21 de movimentos repetitivos e a inércia te traz uma sensação estranha quando se para. Assim é a minha vida, sempre em busca de novos desafios e de novas metas, pois na minha opinião, quando se para de pensar assim, quando se acha que alcançou tudo e que nada mais se aprende, não que a vida termine, mas com certeza a chama de viver está se extinguindo....
Pense nisso
Oss
Ps.: Para o ano que vem a meta é fazer os 42,195km abaixo das 4h!!!!!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Curso de Shitei Kata e Regras WKF - Campo Largo - PR
No dia 23 de Abril viajei a Campo Largo, região metropolitana de Curitiba para fazer parte da banca examinadora da IKGA-Brasil, juntamente com o Renshi Luis Kotsubo, representante oficial da IKGA no Brasil, que iria promover os alunos da Associação Vale da Serra, do Sensei Humberto e para ministrar o curso de regras da WKF. Na sexta-feira os alunos foram examinados e apresentaram uma boa condição física e a padronização das técnicas exigida pela IKGA estavam em sua maioria de acordo, tendo apenas alguns poucos detalhes a serem corrigidos. No sábado ministrei o Curso de Regras da WKF e de Shitei Kata que foi um grande sucesso, contando com atletas, professores, técnicos e árbitros da região metropolitana de Curitiba e também de outras regiões do Estado do Paraná, tendo na parte da manhã a parte teórica e na parte da tarde a parte prática. No sábado a noite a Associação Vale da Serra fez um grande evento no auditório da cidade de Campo Largo para a formatura de seus alunos para shodan e também para as promoções para Nidan e Sandan, um evento bonito e bem organizado que contou com a participação de aproximadamente trezentas pessoas, entre amigos, parentes e convidados, finalizando com um jantar em um grande restaurante da cidade, reservado especialmente para o evento.
Agradeço ao Sensei Humberto pela hospitalidade e a todas as pessoas de Campo Largo e da região metropolitana de Curitiba e espero poder voltar em breve ao Paraná!!!!!
Agradeço também ao Péricles da Associação Roça Grande, por ceder algumas fotos do curso.
Fotos do Exame, do Curso, da Formatura e do Jantar